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LUZ DA BATERIA ACESA NO PAINEL ? O QUE É ISSO ??

Hoje, todos os carros possuem uma bateria recarregável de 12 volts. Essa bateria alimenta tudo o que é elétrico: o computador de controle do motor, o sistema de ignição, o rádio, os faróis, etc. Portanto, ela é vital para a operação do carro.

Assim como todas as baterias, uma bateria de carro poderia eventualmente parar de funcionar se não for recarregada, por isso seu carro possui um sistema de recarga integrado. A maioria dos carros possui um alternador, juntamente com um regulador de voltagem, que mantém a bateria carregada e também fornece eletricidade para o veículo quando o motor está funcionando. Um alternador comum pode produzir de 500 a 1.000 watts quando necessário.



Como o seu carro depende muito da bateria, ele tem uma luz de bateria no painel, projetada para alertá-lo no caso de falha do sistema de carga. Um circuito simples verifica a voltagem que o alternador está produzindo e acende a luz da bateria caso a voltagem esteja baixa. A luz da bateria indica um problema do sistema de carga da bateria. Se essa acender e permanecer acesa enquanto você estiver dirigindo, isso geralmente deve-se ao fato do rompimento da correia do alternador. Outra possibilidade é defeito do próprio alternador.

O motivo pelo qual seu carro consegue operar normalmente se a luz da bateria estiver acesa é que ele pode utilizar a energia armazenada na bateria. Seu carro funcionará bem até que a bateria se descarregue totalmente. Quando isso acontecer, nada mais funcionará. Quando a luz da bateria estiver acesa, você ainda poderá dirigir seu carro até uma oficina, nada irá se danificar. Mas é melhor chegar à oficina antes que a bateria fique descarregada e seu carro não possa mais andar.


Carro parado também descarrega a bateria

Você sabia que o carro parado também consome energia da bateria? Neste caso, se o veículo for ficar inutilizado por mais de 20 ou 30 dias, o correto é desligar o cabo do terminal positivo, a fim de evitar que a mesma descarrega ou para que não haja a redução da vida útil da bateria.

Acessórios eletrônicos como rádio, alarme, rastreadores e componentes elétricos e eletrônicos que nunca ficam desligados, como a central de injeção, são aparelhos que possuem a chamada corrente de stand by, que consome carga da bateria com o carro desligado.

O QUE É ZINABRE ? SAIBA COMO RETIRAR

O nome pode parecer estranho, mas você, com certeza, já deve ter visto por aí ou mesmo ter tido problema com ele.

Conhecido também como azinhavre, o zinabre nada mais é do que a camada (crosta) de cor verde resultante da oxidação do cobre ou ligas que contêm cobre, como o latão.

O cobre a as ligas metálicas que contêm cobre, como o latão ou o bronze, quando expostas ao ar úmido contendo gás carbônico, lentamente se oxidam, ficando cobertas por uma pátina de cor azul esverdeada.

No caso da bateria, principalmente no inverno, o zinabre resulta da reação química de três elementos: o ácido sulfúrico, o oxigênio do ar e o metal do pólo ou do conector.

A reação química que forma o zinabre ocorre quando o ácido sulfúrico do eletrólito, líquido presente no interior das baterias, é derramado sobre pólos e conectores. Isso ocorre por três razões: excesso de eletrólito, porosidade do metal ou existência de espaços vazios entre a bucha e o pólo da bateria.

Depois que o zinabre se forma ele impede a passagem da corrente elétrica, comprometendo o desempenho da bateria, promovendo falhas no carregamento, aquecimento dos cabos, falhas no funcionamento de sistemas eletrônicos e problemas na hora da partida.

O zinabre pode ainda se espalhar por outros componentes do motor e até corroer a tinta da lataria. Contudo, é essencial que a oxidação seja limpa o quanto antes.

Utilizar graxa, vaselina, entre outros produtos para limpar, não adiantará em nada, pois o problema está no contato da selagem e a torre de chumbo.

Para retirar o zinabre em casa, um simples banho de água quente já é o suficiente para remover o material impregnado no pólo da bateria. Porém, tome bastante cuidado para não jogar a água em outros componentes elétricos, concentre-se apenas no zinabre.

Existe no mercado um feltro embebido com um agente químico, à base de petróleo, que ajuda a conter o vazamento. É uma solução preventiva, mas que não
consegue evitar erros humanos como retirar a bateria de forma bruta e/ou errônea.

Por isso, fique atento! Não provoque a perda da sua bateria. Procure sempre um estabelecimento com profissionais capacitados para que os mesmos possam resolver o seu problema.

Fique ligado ! Verifique sempre a sua bateria !

SAIBA QUE CUIDADOS TOMAR AO DIRIGIR NA CHUVA

Pista escorregadia, visibilidade comprometida, trânsito lento – em dias de chuva o motorista deve ter atenção redobrada. Mesmo que esteja trafegando em vias com pouco movimento.

O acúmulo de água nas vias reduz o atrito dos pneus e a frenagem se torna muito lenta. A pista molhada fica tão escorregadia quanto se estivesse coberta por óleo diesel.

A frenagem na chuva é um dos principais perigos. É importante evitar frear bruscamente, pois quando isso ocorre as rodas travam e o motorista perde o controle sobre o veículo. O correto é pisar no freio e quando as rodas travarem tirar o pé do freio. Nas curvas é ideal diminuir a velocidade pela metade frear antes de começar a manobra e não durante.

As chuvas aumentam em até 40% o risco de acidentes e, por isso, alguns cuidados devem ser tomados para se evitar acidentes.

Dicas de segurança:
• Fazer revisão periódica nos pneus, freios, limpadores e faróis do veículo;
• Para ter melhor visibilidade use o ar-condicionado e o desembaçador elétrico traseiro ou abra um pouco os vidros para deixar o ar circular pelo carro;
• Reduza a velocidade e mantenha maior distância do veículo da frente;
• Mantenha os pneus calibrados e evite frear quando cair em um buraco para diminuir o efeito do impacto;
• O acúmulo de água na pista pode provocar a aquaplanagem, quando os pneus perdem o contato com o asfalto, por isso evite freadas ou mudanças bruscas de velocidade;
• Em caso de enchente, abandone o veículo assim que o nível de água atingir o batente do carro, pois pode começar a boiar;
• Se houver pouca visibilidade em função de chuva ou neblina, pare e espere as condições do tempo melhorarem, caso possa fazer isso com segurança.

FIQUE POR DENTRO -SISTEMA ELÉTRICO

O sistema elétrico do veículo é um dos mais importantes componentes (vital), por isso necessita de manutenção freqüente e cuidados especiais na hora de uma eventual reparação, inclusive na simples troca de uma bateria. Todo mecânico diz que sabe trocar uma bateria, mas será que ele sabe a aplicação correta para um determinado tipo de carro e os acessórios eletrônicos que oferece ?

Funcionamento das Baterias e Diferenças entre as Estacionarias e as mais Comuns do Mercado




Bateria Estacionária x automotiva...Qual a diferença?

As baterias automotivas são baterias de ARRANQUE. Tanto a bateria de Arranque quanto a Estacionária (também chamada de Bateria de Ciclo Profundo) são baterias de ácido-chumbo, que usam exatamente a mesma química para sua operação. A diferença está na maneira como as baterias otimizam seu projeto.

A bateria automotiva foi projetada para oferecer grande quantidade de corrente por um curto período de tempo, necessário somente para dar partida no carro. Depois que o motor está ligado, o alternador oferece toda a energia que o carro precisa e, com isso, uma bateria de carro pode passar todo o seu tempo de duração sem ter usado mais de 20% de sua capacidade total. Usada dessa maneira, uma bateria de carro pode durar vários anos, geralmente 3 anos. Para obter uma grande quantidade de corrente, uma bateria de carro usa placas finas para aumentar sua área de superfície. Toda vez que uma bateria automotiva é descarregada, diminui sua vida útil.

Uma bateria ESTACIONÁRIA (ou ciclo profundo, usadas normalmente em no-break) foi projetada para oferecer quantidade constante de corrente por um longo período de tempo até se descarregar completamente várias e várias vezes (algo que arruinaria rapidamente uma bateria automotiva). Para conseguir isso, uma bateria de ciclo profundo usa placas mais espessas. Mas, numa bateria estacionária, toda vez que for requisitada uma alta corrente (como uma partida de carro) terá sua vida útil diminuída.

DISK BATERIAS : (11) 2947-7308

SOBRECARGA ?

A sobrecarga é um efeito que ocorre quando se tem uma corrente alta passando por um longo período de tempo pela bateria, seja este período contínuo ou com interrupções. As reações químicas têm uma velocidade. Ao aumentar a corrente de carga em uma bateria, aumenta-se a velocidade das reações químicas em função do aumento da temperatura. A um determinado ponto, a energia excedente é transformada em calor.
As baterias automotivas apresentam uma alta resistência térmica, porém, o calor gerado nas placas durante o processo de recarga tem uma certa dificuldade em se dissipar, provocando o aumento da temperatura interna da bateria. A temperatura elevada leva à queima dos elementos químicos que constituem a massa ativa (elementos que fazem parte da reação de carga e descarga). A elevação da temperatura, além de provocar um ataque químico às grades, levando-as a corrosão, também as solicita mecanicamente, ou seja, as entorta, provocando ainda a queima dos separadores resultando na destruição da bateria.
A sobrecarga é causada por vários motivos. Um deles é o mau funcionamento do regulador de tensão do veículo. O regulador deve executar o gerenciamento da tensão (voltagem) que é enviada pelo alternador para a bateria e o sistema elétrico do veículo.
A bateria tem, por sua vez, a função de armazenar a carga para posterior consumo. Em geral, a tensão admissível deve encontrar-se entre 13,5 V e 14,5 V. Toda vez que o limite de 14,5 V é ultrapassado tem-se o início de um superaquecimento na bateria originando uma possível sobrecarga.


SOM POTENTE PEDE BATERIA ESPECIAL NO CARRO

Nada adianta comprar amplificadores modernos e instalar potentes alto-falantes se o carro não pega quando você vira a chave pela manhã. Não tenha dúvidas: se for instalar ou mudar o som do automóvel, faça uma checagem na bateria para ver se ela aguenta.